19 junho 2010

Talvez devesse falar de Saramago...

Sempre ouvi falar mal dele, não vou mentir, mas para que eu mudasse de opinião foi preciso uma aula de filosofia em que uma sugestão de leitura mudou tudo.
Acho mal quem critica sem ter conhecimento do que fala, é como dizer que não gosta sem provar e não basta provar a mesma comida apenas de um cozinheiro (tomando os livros como cozinheiros, se é que me faço entender). Eu tenho ORGULHO em um dia ter seguido um conselho e ter começado a ler Saramago.
A sua escrita é difícil, não digo que não, mas é um estilo próprio, porque ele gostava de marcar a diferença, e então?
José de Sousa Saramago era um homem rude, muito rude até. Respirava cultura e não tinha papas na língua, era pouco influenciável, o que fez dele uma personalidade tão controversa e respeitada.
Sim, falem mal dele, é sinal que lhe dão valor mas ele ficará na história deste país mesquinhamente pequeno… Foi o grande difusor desta cultura que não lhe dava o devido valor e não se admirem de ter vivido 17 anos em Espanha porque se a Pátria não lhe deu amor ele foi procurá-lo ao país vizinho.
Contribuiu imenso para a Literatura Mundial, que agora está de luto.
Foi Nobel, foi! Ganhou o tão desejado Prémio Camões, ganhou! Deu lições de vida a muita gente? Deu e continua a dar… Acham que precisamos de mais Cristianos Ronaldos?
Respeito, pessoas… RESPEITO!

Um grande bem haja a quem me 'ensinou' algumas coisas e que deixou uma grande e valiosa obra para trás. No mínimo merece uma grande Homenagem!
R.I.P, José de Sousa Saramago :')

Sem comentários:

Enviar um comentário